Chitos
#Dança
Nome: Levi Costa de Oliveira Pontes
De: Pernambuco, Brasil
Em: Ibura, Recife, PE
Sobre
Levi Costa, mais conhecido como B.boy Chitos, é arte educador desde 2005 e
vê no Break, um trabalho de superação e aprendizado. Atua nas periferias do Recife, apresentando-se, principalmente, na quadra de Esporte Ivanildo Bezerra (Buraco da Gata). Para ele, o trabalho com dança de rua tem cumprido seu papel enquanto escola, constituindo ensinamentos e aprendizados contínuos, fundamentados em princípios e valores nobres que vem incentivando, sobretudo, a juventude a ter fé e disposição para acreditar e lutar pelos seus sonhos.
Sua luta não é de hoje. A relação com a juventude periférica está pautada em vivências e práticas. São quinze anos, desde que ingressou no movimento Hip Hop, buscando garantir dias melhores para a sua comunidade, objetivo que continua sendo sua principal meta. Entender a relação aluno e educador faz parte de uma dinâmica que ele conhece, pois participou do Pró-jovem como educando, desenvolvendo habilidades importantes para as práticas como Educador Social do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) no Geraldão, em Recife.
Atualmente, é Diretor Geral do Grupo de Danças Urbanas Step Evolution Crew, Coletivo que busca realizar espetáculos, pocket shows, palestras e batalhas. Engajado também como liderança comunitária do Ibura - comunidade da zona sul de Recife. Utiliza-se do quinto elemento do Hip Hop – informação – para difundir a cultura e possibilitar cada vez mais acesso e oportunidades para a população de periferia, que encontra na cultura Hip Hop uma forma de crescimento pessoal e coletivo.
Unindo conceitos de sobrevivência na favela com ideais do Movimento de Policiais Antifascistas, busca caminhos de livre acesso à liberdade de expressão e respeito aos moradores das favelas e comunidades em situação de risco no Brasil. Além disso, atua como produtor cultural há dez anos na área da cultura Hip Hop, com eventos que proporcionam educação e libertação através da arte, como Cidadania no Morro e Batalha do Coliseum.



Describe your image
